domingo, maio 08, 2022

Técnicas essenciais de Coaching e Mentoring

Uma das mais importantes técnicas de coaching é a definição de objetivos. Aqui é importante diferenciar entre objetivos situações, objetivos ações e objetivos relacionamento.

Objetivos situações: São aqueles objetivos que podemos atingir em determinada situação, como, por exemplo, quando o objetivo é fazer uma apresentação para um grupo de pessoas.

Objetivos ações: São aqueles objetivos que podemos atingir ao longo do tempo, como, por exemplo, quando o objetivo é aprender a tocar um instrumento musical.

Objetivos relacionamento: São aqueles objetivos que envolvem o nosso relacionamento com outras pessoas, como, por exemplo, quando o objetivo é melhorar a nossa comunicação com os outros.

Além de estabelecer objetivos, no processo de coaching deve ser observado o que está a impedir que o cliente atinja o seu objetivo. São os chamados “bloqueadores”.

Os bloqueadores são aquelas situações, ações ou relacionamentos que estão a impedir ou dificultar o atingimento do objetivo.

Uma vez identificados os bloqueadores, o coach irá ajudar o cliente a encontrar soluções para contornar esses obstáculos. Os bloqueadores podem ser de ordem pessoal, profissional ou relacional.

O coach também irá ajudar o cliente a identificar os seus pontos fortes e as suas áreas de melhoria, de forma a que o cliente possa trabalhar naquilo que precisa ser melhorado e aproveitar ao máximo os seus pontos fortes.

Outra técnica de coaching é a análise de cenários. Aqui o coach irá ajudar o cliente a visualizar vários cenários possíveis para a sua situação atual, de forma a que o cliente possa escolher o cenário que melhor se adapta às suas necessidades e objetivos.

A construção de cenários envolve a identificação de fatores internos (p. ex., crenças, valores, motivações) e externos (p. ex., conjuntura económica, mudanças no mercado, etc.) que possam influenciar o resultado final.

A técnica da análise de cenários é muito útil para a tomada de decisões, uma vez que permite visualizar vários resultados possíveis e, assim, escolher aquele que melhor se adapta às nossas necessidades.

Além disso, no processo de coaching é importante que haja a identificação de recursos. Aqui o coach irá ajudar o cliente a identificar os recursos que ele precisa para atingir o seu objetivo.

Os recursos podem ser de natureza interna (p. ex., habilidades, conhecimentos, atitudes) ou externa (p. ex., apoio da família, dos amigos, dos colegas de trabalho, etc.).

Identificar os recursos necessários para atingir um objetivo é muito importante, pois permite que o cliente seja mais consciente dos seus recursos e, assim, possa utilizá-los de forma mais eficaz.

Por fim, outra técnica de coaching é a definição de ações. Aqui o coach irá ajudar o cliente a definir as ações que precisa tomar para atingir o seu objetivo.

As ações devem ser específicas, mensuráveis, realistas e temporizadas. Isto é, devem ser ações que o cliente possa realmente fazer, medir e atingir no prazo definido.

A definição de ações é importante, pois permite que o cliente seja mais consciente das ações que precisa tomar para atingir o seu objetivo.

Para além das técnicas acima referidas, o coach irá utilizar outras técnicas de acordo com as necessidades do cliente.

O importante é que, no final do processo, o cliente se sinta mais confiante, motivado e capaz de atingir o seu objetivo.

Nenhum comentário: