sexta-feira, maio 06, 2022

Por que procastinamos?

 A procrastinação é o ato de delongar ou adiar algo. Na psicologia, a procrastinação é frequentemente considerada uma forma de falha de autorregulação, pois viola a suposição de que as pessoas sempre querem fazer o que é de seu interesse. 

Procastinamos porque somos humanos. Todos nós procrastinamos de vez em quando. Se por um lado, a procrastinação é um comportamento normal,  por outro, a procrastinação pode ser um problema se estiver afetando negativamente a sua vida e se estiver causando estresse. 

Cada pessoa tem diferentes razões para procastinar. Por isso, antes de tudo, são essenciais a autorítica e o autoconhecimento. Olhando para si, pose se encontrar fatores como a falta de motivação ou interesse em tarefas cotidianas. Também, o ímpeto de evitar algo que é percebid;o como mais difícil ou desagradável pode acarretar algumas horas de "vários nadas". Em outros casos, pode ser simplesmente um mau hábito que se desenvolveu ao longo do tempo.

Existem várias teorias que tentam explicar por que as pessoas procrastinam. Uma teoria vê a procrastinação como uma forma de lidar com a ansiedade. Quando confrontadas com uma tarefa que provoca ansiedade, as pessoas podem procrastinar para evitar os sentimentos desagradáveis ​​associados à tarefa. Outra teoria é que a procrastinação é uma forma de auto-sabotagem. As pessoas podem procrastinar para sabotar seu próprio sucesso, seja porque sentem que não merecem ter sucesso ou porque têm medo do sucesso.

Seja qual for o motivo da procrastinação,  as pessoas que procrastinam tendem a ter a saúde física e mental precárias, além de problemas acadêmicos, no emprego e no relacionamento. Associada a procastinação, está associada e experiência de estresse ou ansiedade. 

Então, como fazemos para evitar procastinar? 

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois como visto todos têm razões diferentes para procrastinar e, portanto, exigirão estratégias diferentes para superá-lo. No entanto, algumas dicas gerais que podem ajudar incluem:

  • Identificando seus gatilhos pessoais para a procrastinação e tentando evitá-los;
  • Divida as tarefas em partes menores e mais gerenciáveis;
  • Estabelecer prazos para si mesmo e responsabilizar-se;
  • Criar um ambiente positivo para você trabalhar;
  • Encontrar um grupo de apoio ou procurar ajuda profissional se achar que precisa.

Evitando maus hábitos, como a procastinação, perceberemos  um aumento na produtividade e  consequentemente um aumento nos resultados. Quando deixamos de procrastinar, ganhamos tempo para fazer as coisas que realmente importam e isso nos ajuda a alcançar nossos objetivos.



Nenhum comentário: